0

Diário de Notícias.

DN.

EUA e Conselho de Cooperação do Golfo defendem a reabertura de Ormuz e rejeitam pedágios na via

Continue lendo o artigo abaixo...

Os Estados Unidos e o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC, em inglês) reafirmaram nesta quinta-feira, 25, o compromisso com a segurança regional e defenderam a reabertura do Estreito de Ormuz com "navegação livre, incondicional e irrestrita", ao fim de uma reunião ministerial no Bahrein.

O encontro foi copresidido pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, e pelo chanceler do Bahrein, Abdullatif bin Rashid Al Zayani, atual presidente do Conselho Ministerial do GCC.

Segundo a declaração conjunta, Rubio reforçou o "compromisso duradouro" com a segurança do GCC. Os ministros saudaram o memorando de entendimento assinado entre Washington e Teerã e reconheceram a mediação do Paquistão e do Catar. O grupo também reiterou o objetivo de impedir que Teerã desenvolva ou adquira armas nucleares.

Os participantes rejeitaram "pedágios, taxas ou tentativas de controle" sobre Ormuz e pontuaram que investimentos com o Irã serão condicionais - dependendo do cumprimento de um acordo final e da interrupção de ações desestabilizadoras.

O comunicado trouxe ainda posições sobre apoio à soberania e reconstrução da Síria, defesa da estabilidade do Líbano, com apelo ao desarmamento de grupos armados fora do controle do Estado e endosso ao plano de Donald Trump para encerrar o conflito em Gaza.

0 Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Deixe seu Comentário

Você deve estar logado para comentar.